Em breve o Piauí terá um dos principais polos destinados à exportação do Nordeste. As obras da Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba (ZPE) estão a todo vapor e o calendário esta sendo cumprido pela construtora responsável. O prédio da parte administrativa, cercas e portaria estão prontos.
De acordo com o presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, o Governo do Estado acompanha periodicamente o avanço das obras. Empresários que visitaram o local também elogiaram a estrutura física e a planta do projeto. “Estamos trazendo os empresários interessados em investir na ZPE para mostrar que a obra segue em passos largos, todo o cronograma de construção está sendo cumprido pela construtora, o número de empresas interessadas em investir no local só cresce”, disse.
Ainda de acordo com o administrador da ZPE a primeira etapa da obra está praticamente concluída e a licitação da segunda etapa da obra ocorrerá nos próximos dias. A obra orçada em R$ 12 milhões, através de um empréstimo do Governo do Piauí com o BNDES, já possui projetos aprovados para a instalação de empresas. “A obra está avançando e logo começaremos a segunda etapa, paralelamente vamos construir galpões para as empresas que já estão com os projetos aprovados, depois de concluídos já estarão prontos para entrar em operação”, explicou Mirocles.
A ZPE de Parnaíba pretende buscar mais investimentos atraindo empresas internacionais e nacionais. A Companhia de Desenvolvimento pretende contratar a consultoria da Price Waterhouse Coopers, uma empresa que atua em todo mundo e é referência em consultoria e investimentos. A empresa deverá elaborar um plano de atração de investimentos voltado para o mercado internacional, mostrando que o Piauí oferece todas as condições para a chegada de investidores.