Presidente da Infraero Gustavo do Vale recebe o Senador Wellington Dias (Foto: Divulgação)

Um pleito antigo e que vai ser atendido pela Infraero é a aquisição de equipamentos mais sofisticados para viabilizar pousos e decolagens no período chuvoso no aeroporto de Teresina Ministro Petrônio Portela.

Em audiência com o senador Wellington Dias (PT-PI) nessa quarta-feira, 25, o presidente da Infraero Gustavo do Vale reconheceu que tem uma dívida com Teresina e prometeu todo o empenho para garantir os investimentos nos aeroportos do Estado. O pátio do aeroporto Internacional de Parnaíba Pref. Dr. João Silva Filho, por exemplo, estará pronto no segundo semestre deste ano, garantiu.

Em decorrência de problemas com as empresas executoras das obras em aeroportos de todo o Brasil, os investimentos nos aeroportos piauienses também foram prejudicados. O aeroporto de Parnaíba já está com pista pronta, inaugurada, com 2.500 metros de extensão, adequada para receber vôos internacionais. As empresas agora querem a autorização para vôos noturnos, chamada autorização para operar com instrumentos.

Por exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o pátio de manobras está sendo ampliado. “A empresa que estava executando teve o contrato cancelado e a nova empresa contratada garante a conclusão no segundo semestre deste ano, até o mês de setembro”, informou Gustavo do Vale.

Para o aeroporto de Teresina, está sendo elaborado novo projeto com a participação da diretoria técnica da Infraero e da Secretaria de Aviação Civil. A previsão é de que fique pronto neste semestre para a licitação da obra ainda neste ano.  “Estamos em dívida com Teresina, mas não tenha a menor dúvida que vamos fazer todo o esforço para garantir esse importante investimento”, garantiu o presidente da Infraero ao senador Wellington Dias.

Segundo o senador, este é um investimemto de mais de R$ 100 milhões que vai garantir a completa modernização do aeroporto da capital piauiense. O projeto teve ajustes com base nas audiências públicas realizadas no Estado e, em março, o presidente da Infraero está definindo uma data junto ao Governo e à Prefeitura Municipal para a inauguração da nova área de embarque e desembarque.

Um pleito antigo e que vai ser atendido pela Infraero é a aquisição de equipamentos mais sofisticados para viabilizar pousos e decolagens no período chuvoso. A licitação está sendo realizada neste mês. Serão instalados nos aeroportos de Teresina (PI) e Campinas (SP) novo equipamento digital de monitoramento de aeronaves nos procedimentos de pouso e decolagem, conhecido como DVOR. “Ontem mesmo, por conta da forte cobertura de nuvens, as aerovanes ficaram impedidas de pousar e os vôos sofreram atrasos de duas horas”, observou o senador.

Informações Jornal da Parnaíba