Logo após uma reunião com representantes dos cinco candidatos que concorrem à prefeitura de Parnaíba nas eleições de 2012, o Jornal da Costa Norte deu início, nesta quinta-feira (12), à rodada de entrevistas com os candidatos. O primeiro entrevistado foi o candidato do PDT, João da Unimagem.
O pedetista iniciou dizendo que vai trabalhar com o que estiver ao seu alcance e que, mesmo com pouco dinheiro, fará um trabalho direto com o povo. “Nossa campanha é uma campanha franciscana. Eu não vou gastar o que eu não posso. Eu não vou endividar a minha família. Nós estamos trabalhando com o pé no chão, humildade, saliva e sola de sapato.”
Mesmo tendo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE a quantia de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para ser usado em sua campanha até outubro deste ano, João disse que esse é um valor estimado, isso não quer dizer que ele vá arrecadar esse total.
João disse, ainda, que dinheiro não é tudo. Citou o exemplo da última eleição para deputado federal. “Nós tiramos 19.000 (dezenove mil) votos e a gente não tinha dinheiro”.
Para o candidato, na administração pública tem que haver a participação popular, e que uma forma viável de fazer uma boa administração, é através do orçamento participativo, documento elaborado com a participação popular, mas que nem sempre é desenvolvido da forma que deveria. “O que atrapalha a aplicação do orçamento é a falta de compromisso, falta respeito com a população, que sempre exige o melhor”.
João da Unimagem ressaltou que sua gestão, caso eleito, será pautada na geração de emprego e renda, políticas para os jovens. “Vamos abrir as portas da cidade para que grandes investidores venham investir na nossa cidade.” E citou o caso da Grendene não ter se instalado em Parnaíba, segundo ele, uma grande perda para o município.
Quando questionado sobre como fará para garantir investimentos do poder público na esfera estadual e federal para Parnaíba, o candidato não foi claro e disse que vai trabalhar com dados. Citou, por exemplo, o grande número de pessoas, principalmente jovens, que vão embora de Parnaíba em busca de emprego e melhores condições de vida.
Com relação a esse momento de início da campanha, João disse que Parnaíba tem um sentimento de mudança. “Não se pode mais retroceder. Nós pecamos muito no passado. Estamos pagando caro, altíssimo, porque nossos pais no passado votaram em pessoas erradas, que não tinham e não tem compromisso com a cidade de Parnaíba.”
Para João da Unimagem, hoje o parnaibano enxerga uma forma diferente de fazer política. “As pessoas me encontram na rua e dizem que vão apostar no novo.”
Quanto às suas metas, ele disse que vai melhorar a saúde, pois Parnaíba precisa de grandes centros de saúde, como um centro neurológico, um instituto do coração, um centro oncológico e um pronto socorro infanfil.
O candidato disse que dará continuidade aos bons projetos já iniciados na gestão atual, como por exemplo, a implantação do curso de medicina em Parnaíba.