O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que em 15 anos os traumas em acidentes de motocicletas e de carros serão terceira maior causa de mortes. Hoje, esses traumas estão no décimo lugar entre as maiores causas de mortes.
Ele afirmou que hoje a principal causa de mortes são as doenças vasculares cerebrais; a segunda causa das mortes são as doenças cardiovasculares; a terceira principal causa são todos os cânceres.
Em quarto lugar entre as principais causas de mortes são as violências de todos os tipos.
“A previsão da organização Mundial de Saúde é que em 15 anos os traumas em acidentes de motocicletas e carros passarão a ser a terceira causa de mortes. Hoje, no mundo inteiro os traumas de acidentes de motocicletas e carros chegam a ser o décimo lugar”, falou o ministro da Saúde.
Alexandre Padilha falou que nos países emergentes, como o Brasil, as mortes por traumas em acidentes de motocicletas e carros já ocupam o quinto lugar como causa de mortes.
O governador Wilson Martins (PSB) declarou que pelo aumento das mortes por traumas, acidentes de motocicletas passarão a ser a terceira principal causa de mortes em cinco anos e não em 15 anos.
Alexandre Padilha declarou que 140 mil pessoas estão morrendo por traumas de acidentes com veículos no Brasil por ano. Este número corresponde com o do ano passado.
Disse que de 30% a 40% dos atendimentos nos Prontos-Socorros do país são de pessoas com traumas sofridos em acidentes de motocicletas.
Fonte: Meio Norte