Um impasse com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) poderá fazer com que o Piauí perca um investimento de R$ 25 milhões. Os grupos hoteleiros Luzeiros, de Portugal, e Boa Vista, da Itália, pretendem construir um hotel de 150 leitos e um prédio residencial de 150 apartamentos no centro histórico de Parnaíba. Essas exigências técnicas do Iphan estão dificultando a instalação do empreendimento. 

O projeto deve ser construído no terreno onde se localizava o BNB Clube de Parnaíba. Segundo Silvio Leite, secretário estadual de turismo, para liberação da obra o Iphan exigiu que os prédios não tenham mais de quatro andares. O processo com o Iphan já dura há um ano.  

O secretário de turismo comentou que o projeto inicial era de térreo, mais oito andares. Não há nenhum papel no Iphan que estipule essa altura, nem no Código de Postura do Município. Silvio Leite destacou, ainda, que a Prefeitura Municipal de Parnaíba tem dado todo o apoio necessário à instalação do empreendimento na cidade. 

"Um destino turístico sólido precisa de vários equipamentos e um deles é uma boa rede hoteleira. Para nós termos qualquer chance de pegar uma fatia do bolo da Copa do Mundo, temos de ter um hotel com 200 apartamentos", disse Silvio Leite sobre a importância do negócio. Os arquitetos responsáveis pela obra, João Almeida e Gustavo Almeida, ressaltam que já houve uma flexibilização do projeto em função das orientações do Iphan. 

"Estamos tentando sensibilizar o Iphan sobre a necessidade desse empreendimento para o desenvolvimento de Parnaíba. O governador Wilson Martins, nossos três senadores já estão envolvidos nisso. Estamos marcando uma nova reunião no Iphan em Brasília com toda a bancada federal do Piauí", disse Silvio Leite.