Segundo dados da Infraero o Aeroporto Internacional de Parnaíba Pref. Dr. João Silva Filho está pronto para receber voos nacionais e internacionais, mas até o momento não existe nenhuma companhia, quer nacional ou estrangeira, fazendo linha com pouso naquele aeroporto. Com isso o turismo da região, um dos maiores geradores de emprego, fica prejudicado.

Além dos municípios do litoral piauiense, um dos pontos turísticos mais prejudicados na região pela falta de linhas regulares é o Parque Nacional de Sete Cidades. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque recebe, atualmente, cerca de 30 mil visitantes por ano. Porém, este número poderia ser bem maior, é o que informa a Coordenadora Regional do ICMBio/Parnaíba, Eugênia de Medeiros: “Caso houvessem voos internacionais regulares no aeroporto localizado no litoral do estado, a frequência de turistas poderia crescer mais de 100% e isto acarretaria também na necessidade de mais empreendimentos para atender esta nova demanda”.

A Copa do Mundo de 2014 será uma oportunidade imperdível de mostrar as potencialidades do Piauí, mas isto dependerá principalmente das companhias aéreas. Se até lá ainda permanecer a atual situação, com certeza não desfrutaremos dos benefícios da Copa.

Conforme a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o aeroporto de Parnaíba está apto a receber voos internacionais, porém ainda não há empresas que realizem esta prática com regularidade. Por outro lado, a Setur destaca que existem negociações a fim de tornar esta possibilidade em realidade.