Nem precisa dizer que em tempos de festas juninas, o sucesso do milho aumenta. Mas atenção uma espiga de milho tem entre 150 e 180 calorias. A mesma quantidade de um pãozinho francês, mas com outras vantagens.
O milho é um alimento bastante nutritivo, um alimento rico em carboidrato, rico em vitaminas e em alguns sais minerais. Entre as vitaminas tem a vitamina B1, que vai auxiliar no sistema nervoso, e a vitamina E que é antioxidante, então vai prevenir o envelhecimento precoce. É um alimento que é rico em carboidrato, então dispõe de energia, deve ser controlado pelas pessoas diabéticas e que tenham algum problema com o consumo de carboidrato, mas se consumido moderadamente ele está liberado para todas as pessoas.
Uma dica importante: na hora do cozimento, o sal deve ser colocado na água, para ferver junto com a espiga. Depois de pronto, cuidado com aquela colherzinha de manteiga: eleva as calorias para 260.
Para mostrar a diferença do milho in natura e pratos que, além do milho, levam outros ingredientes, a nutricionista Karla Campelo fez uma comparação. "Para consumir as mesmas 150, 180 calorias de uma espiga, a pessoa teria que comer só um pedacinho de um bolo ou a mesma quantidade de pamonha ou apenas uma colher de chá de canjica."
E tem ainda um detalhe que faz muita diferença. O milho oferece uma grande sensação de saciedade, enquanto os pratos com açúcar despertam a vontade de comer sempre mais.
Para não sentir tanto os efeitos na balança, atenção ao conselho: "Durante o dia, fazer uma alimentação equilibrada, mais leve, para, à noite, poder consumir esses alimentos. Lembrando: não em excesso".
Nessa época de São João, é impossível não passar sem comer uma pamonha, um mungunzá, um bolo de milho, então o que eu posso estar modificando na preparação dos pratos?
-o leite integral pelo leite desnatado;
-a utilização de adoçante no lugar de açúcar;
-de uma margarina light no lugar da manteiga;
-de um leite de coco desnatado no lugar do integral.
Tudo isso para estar diminuindo o valor calórico, sem perder o paladar e sem deixar de saborear os pratos típicos dessa época.