O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) atualizou os Dez Mandamentos oferecidos por Deus ao seu povo, que era conduzido por Moisés 1.250 antes de Jesus Cristo. A adaptação do texto bíblico é indicada às autoridades públicas, como "imperativos e proibições que poderão inibir a sucessão de transgressões à moralidade, corriqueira em nossa política contemporânea", diz o psolista fluminense. O Estado é laico, mas faz bem ler esses Dez Mandamentos após a queda do Ministro dos Transportes e de quatro subalternos acusados da prática de superfaturamento de obras. São eles:

1. AMARÁS A PROMOÇÃO DO BEM COMUM, e não dos seus bens patrimoniais – "bezerros de ouro" da prosperidade particular -, com todo o teu coração e entendimento.

2. NÃO PRONUNCIARÁS A EXPRESSÃO "INTERESSE PÚBLICO" EM VÃO, confundindo-a com a idolatria dos negócios privados.

3. GUARDARÁS NÍTIDA SEPARAÇÃO ENTRE DEDICADO TRABALHO E SALUTAR DESCANSO, desfrutando deste sem nenhuma vantagem indevida ou "mimo" interessado derivado daquele.

4. HONRARÁS TODOS OS ANTECESSORES QUE, na vida pública, PRATICARAM A HONESTIDADE, o serviço, a defesa de causas de justiça para as maiorias desvalidas.

5. NÃO MATARÁS A ESPERANÇA DO POVO com práticas que degeneram o sentido maior da política, corrompendo-a pelo poder dissolvente do dinheiro e da hipocrisia.

6. NÃO COMETERÁS ATOS DE PROMISCUIDADE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, ao manter relações impublicáveis de intimidade com aqueles que têm interesses em contratos do estado.

7. NÃO ROUBARÁS O ERÁRIO, em nenhuma das variadas e inventivas formas que a corrupção sistêmica criou: tráfico de influência, compras sem licitação, isenções fiscais sem critério, polpudas doações de campanha com retorno em obras públicas superfaturadas.

8. NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO nem obrigarás sua assessoria de imprensa a mentir para esconder viagens e relações que não resistem à transparência e aos critérios da moralidade administrativa.

9. NÃO COBIÇARÁS, fascinado pela ascensão à vida de luxo e prazeres, o que NÃO TE PERTENCE, nem darás a teus cônjuges, parentes consangüíneos diretos ou amigos privilégios e oportunidades que não são oferecidas às pessoas comuns.

10. ZELARÁS COM RIGOR MÁXIMO PELO PATRIMÔNIO PÚBLICO sobre o qual tens mandato e que transitoriamente gerencias.

 

Fonte: Acesse Piauí