A já prevista chuva não caiu com toda a força esperada. Mas, com a pista molhada, os pilotos começaram em marcha lenta o primeiro treino livre para o GP da Inglaterra de Fórmula 1. Vencedor da prova em 2010, Mark Webber esperou que as condições em Silverstone melhorassem um pouco e, já nos minutos finais, marcou por duas vezes a volta mais rápida da sessão com sua RBR, com 1m46s603.

Os outros pilotos seguiram o embalo do australiano, e as posições seguintes foram decididas também nos minutos finais. Michael Schumacher, que chegou a liderar parte do treino com a Mercedes, foi o segundo, com 1m47s263. Rubens Barrichello, que já previa uma evolução de sua Williams com as mudanças de regra na Inglaterra, surpreendeu e marcou o terceiro tempo.

O mexicano Sergio Pérez também brilhou com a sua Sauber e fez o quarto tempo, à frente do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. Ele superou seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que terminou em sétimo, também atrás do alemão Nico Rosberg, da Mercedes.

Os três líderes do Mundial não tiveram um bom desempenho. O melhor foi Lewis Hamilton, que, apesar de ter usado pneus de pista seca durante boa parte do treino, terminou em oitavo com sua McLaren. Com seis vitórias na temporada, Sebastian Vettel, da RBR, foi apenas o 13º, enquanto Jenson Button terminou como o 15º da sessão.

A trapalhada do treino ficou por conta de Kamui Kobayashi. O japonês da Sauber perdeu o controle após subir na grama e acabou com a lateral de seu carro ao bater na curva final.

Os pilotos voltam à pista às 9h (horário de Brasília) para a segunda sessão de treinos livres.

Fonte: Globo Esporte