Na noite desta última quinta-feira (7), uma assembléia foi organizada pelo sindicato dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, no auditório do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Os profissionais de saúde se sentaram para planejar melhorias no local de trabalho e nos atendimentos médicos no HEDA.

A realidade é muito diferente do que ela deveria ser, afirma o presidente do Senatepi (Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem), João Sergio Moura. Faltam equipamentos de reanimação, material de incubação adequado, existem poucas salas de urgência e emergência, o número de profissionais para a escala diária é ineficiente, onde deveria ter seis técnicos ou enfermeiros, tem apenas três, isso com uma fila de concursados por chamar, os remédios estão em falta. Ainda segundo o presidente, a paralisação é para o bem da saúde pública de Parnaíba, pois, os parnaibanos têm um hospital estadual em péssimas condições de trabalho.

A votação para que ocorresse a paralisação aconteceu durante o encontro, com assinatura da ata. Os profissionais decidiram, por unanimidade, parar durante 24 horas como forma de advertência. A data está prevista daqui a uma semana, no dia 14, para assim voltarem à mesa de negociações.

No dia marcado para a paralisação, acontecerá um manifesto da categoria às 8h em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde para que sejam tomadas as devidas medidas por parte do Governo do Estado do Piauí. O Ministério Público e toda a imprensa parnaibana serão notificados para a mobilização da próxima quinta-feira, para que a sociedade tome conhecimento de que as atividades da categoria funcionarão em caráter emergencial com somente 30% dos serviços.

“O movimento só acorrerá mediante as medidas tomadas pelas autoridades de saúde, em não resolverem a situação”, finalizou João Sergio Moura.

 

Informações: Proparnaíba