O Astro, novela de Janete Clair exibida em 1977, é um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia, remontada por Alcidez Nogueira e Geraldo Carneiro, que prometem agregar elementos mais apimentados à trama. 

Para Nogueira, Janete Clair foi ousada na época, e é preciso ousar ainda mais por ela. 

– Mostraremos o amor rasgado da maneira mais despudorada possível! O amor é livre, não tem amarras. O mundo anda feio, meio sem graça… o amor pode trazer mais alegria e emoção para os telespectadores. 

Geraldo Carneiro afirma que esse amor estará expresso em todos os aspectos na novela.

– O amor é fundamental, na vida e na arte. Nossos personagens expressam essa necessidade central do amor. Quando não em suas falas, pelo menos em sonhos e pensamentos. 

A trama conta a saga de Herculano (Rodrigo Lombardi), que um dia vê sua vida mudar para sempre. Dono de uma lojinha de quinquilharias de uma cidade do interior, ele articula um golpe em toda a cidade: fugir com o dinheiro arrecadado para a reforma da igreja. Porém, é surpreendido pelo parceiro Neco (Humberto Martins), que lhe passa a perna e fica com todo o dinheiro. 

Ao perceber que será punido, ele se rende. Julgado, ele cumpre pena de oito anos de prisão. Na cadeia, Herculano se aproxima de Ferragus (Francisco Cuoco), um mestre na arte do ilusionismo, que será seu tutor no mundo da magia.

Anos mais tarde, ele transforma-se no Professor Astro, um ilusionista em ascensão que faz shows em um velho teatro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro. Durante suas apresentações, ele conhece seu grande amor, Amanda (Carolina Ferraz), e também Márcio (Thiago Fragoso), filho do empresário Salomão Hayalla (Daniel Filho) e de Clô Hayalla. 

Salomão é o poderoso empresário que subiu na vida com grande sacrifício, e dá grande valor ao dinheiro. Essa é a grande diferença entre ele e seu filho, que abomina o culto ao dinheiro e quer viver como um missionário, longe das seduções do mundo material. 

Além dessa diferença, pai e filho ainda irão disputar o amor de Lili (Alinne Moraes), enquanto a mãe, Clô, terá um caso com o vigarista Felipe (Henri Castelli). 

Assassinado na trama, o personagem Salomão Hayalla protagonizou o primeiro grande suspense da telenovela brasileira, que gerou a famosa pergunta: quem matou Salomão Hayalla?
A estreia da macrossérie inaugura o horário das 23h para a teledramaturgia na Globo, e também dá início a uma nova estratégia da emissora de produzir novelas menores, com apenas 60 capítulos, mais condensadas e ágeis. 

Para o escritor Claudino Meyer, autor do livro Quem Matou… O Romance Policial na Telenovela, essa é uma maneira de fidelizar o público para o horário, apresentando uma trama de grande repercussão do passado, mas com uma roupagem nova. 

– O horário das 23h exige mesmo esse dinamismo na trama, e a estratégia da emissora é de trazer um grande sucesso do passado, mostrando que essa é a mesma novela que você assistiu, porém numa interpretação mais ágil, mais moderna, adaptada aos tempos atuais.
A novela O Astro tem início hoje (12), às 23h, na Globo.

Fonte: R7