Prossegue nesta quinta-feira(14) a 5ª Conferência Municipal de Saúde, aberta na noite desta quinta-feira, no auditório da Universidade Federal do Piauí, Campus Reis Velloso. O evento é uma realização da Prefeitura de Parnaíba e que reúne profissionais da saúde e comunidade em geral buscarem melhorias para os atendimentos dos serviços pagos pelo Sistema Único de Saúde (Sus). Participaram da cerimônia de abertura, o prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco; o vice-prefeito, Florentino Neto; a secretária municipal de saúde, médica Ilvanete Beltrão, outras autoridades municipais e delegados representando todas os bairros e comunidades do município de Parnaíba. A conferência de abertura foi feita pela médica especialistas em saúde pública Patrícia Maria Santos Batista.

O prefeito José Hamilton Castello Branco destacou a importância da realização da conferência, uma vez que será a partir dela que sairão as sugestões para melhorias na assistência médica na cidade. O prefeito enfatizou ainda que atualmente a preocupação do município com o atendimento médico é global e que a cidade não pode voltar ao passado, quando apresentou fatos complicadores em relação ao bom desempenho da saúde pública. Na ocasião foi abordada também a gestão plena do SUS, assumida pela Prefeitura de Parnaíba. Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Florentino Neto ressaltou que a Prefeitura tomou para si este desafio pelo sentimento de responsabilidade do município de atender aos usuários, inclusive de outros Estados, que procuram Parnaíba para tratamentos de saúde.

A secretária Ilvanete Beltrão, agradeceu aos presentes pelo interesse e participação de todos no que chamou de oportunidade para manifestarem-se sobre o Sus. A secretária ressaltou ainda que se bem administrado por todos, o sistema não será um problema, mas uma solução, dependendo somente de quem contribui direta ou indiretamente para seu funcionamento.