O ensino-aprendizagem de escolas de todo o Piauí ganhará um reforço no segundo semestre deste ano. 80 escolas municipais e estaduais receberão projetores multimídias, que unem funcionalidades de projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e ampliar o uso de tecnologias nas escolas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária (Cidec), da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), Alzira Lopes, fora escolhidas as escolas com menos recursos tecnológicos à disposição dos professores. “Fizemos uma primeria seleção, para escolher as escolas que já tinham laboratórios e depois escolhemos aquelas que contavam com poucas tecnologias a disposição dos professores”. Disse.

Segundo a coordenadora, já foram contempladas com esse projetor quatro escolas-piloto: Mário Martins, em Picos, Nair Gonçalves, Pires de Castro e Auristela Soares, em Teresina; além dos 15 núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), obtendo ótimos resultados no que se refere à praticidade e qualidade de conteúdos. “Nosso objetivo é ampliar o uso de tecnologias nessas escolas”, afirmou Alzira Lopes.

Para a coordenadora do Cidec, o uso das tecnologias deverá contribuir com o aprendizado das crianças e jovens destas escolas. “Muitas crianças e jovens já usam as tecnologias fora da escola, mas nesse caso, o uso será mais proveitoso, pois será feito para a realização de pesquisas, que os ajudarão a ir além do conteúdo ministrado em sala de aula. Será positivo também para os professores, pois eles poderão ministrar suas aulas fazendo uso de tecnologias sem precisar sair da sala de aula”.

O aparelho pesa pouco mais de 4 quilos e pode ser conectado à internet apenas com uma tomada. Não é preciso configurá-lo, nem instalar software. Equipado com sistema wireless, ele permiti o acesso à internet e projeta o conteúdo em qualquer parede. (P.C.)

 

Fonte: Meio Norte