O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, divulgou nesta quarta-feira (27) os conteúdos que serão cobrados em provas de cursos superiores a serem avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano. O exame está marcado para 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília). A lista do que será cobrado nos cursos tecnológicos foi divulgada em 13 de julho.
O instituto divulgou os temas específicos de áreas a serem avaliadas. São elas: biologia, ciências sociais, licenciatura em educação física, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, música, pedagogia e química. Os cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, computação e artes visuais também serão avaliados, mas o Inep ainda não divulgou o que cairá nas provas específicas dessas áreas.
A prova tem 40 questões no total. A parte de formação geral, comum a todos os cursos avaliados, terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Alguns dos temas da prova poderão ser: violência, vida urbana e rural, relações de trabalho, arte e cultura, entre outros.
A parte específica da prova tem 30 questões, sendo 27 perguntas de múltipla escolha e três discursivas. A parte de formação geral vale 25% da nota e a parte específica vale 75%.
Os cursos tecnológicos a serem avaliados neste ano são: tecnologia de alimentos, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em automação industrial, tecnologia em construção de edifícios, tecnologia em fabricação mecânica, tecnologia em gestão da produção industrial, tecnologia em manutenção industrial, tecnologia em processos químicos, tecnologia em redes de computadores e tecnologia em saneamento ambiental.
As inscrições dos estudantes no Enade que são de responsabilidade das instituições de ensino superior. O prazo começou em 18 de julho e vai até 19 de agosto.
Estão dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos listados que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame. Alunos ingressantes dos cursos também estão dispensados de fazer o exame a partir deste ano, segundo alteração feita pelo MEC nas regras do Enade em fevereiro deste ano. Quem estuda outro curso que não está relacionado na portaria do ministério não precisará fazer o Enade.
Estudantes inscritos no Enade terão de preencher o Questionário do Estudante entre 7 de outubro e 6 de novembro pela internet.
Fonte: g1.com