Mais de 10 mil romeiros de todo o Piauí se uniram pra abraçar o açude no final da tarde deste sábado, logo em seguida ouviram sermões, apelos, poemas, cantos e dançaram muito.

Realizada pela Igreja Católica em Campo Maior, neste último final de semana do mês de julho de 2011, a 12ª Romaria da Terra e da Água com o tema Salvar a Terra e a Água é Salvar a Vida.

Mais de 10 mil romeiros de todo o Piauí se reuniram em Campo Maior pra tratar sobre a degradação ao meio ambiente.

Antes do abraço ao açude grande de Campo Maior, foi realizado durante o dia, oficinas espirituais nas paróquias da Diocese de Campo Maior.

Vários bispos, padres e até arcebispos estiveram participando do evento que pretendia abraçar o açude. Durante a fala do bispo de Picos, Dom Plínio José, ele revelou que os moradores daquela cidade são obrigados a comprar água porque não tem nas torneiras. Disse também que o lixão de Picos já poluiu mais de 1 km do manancial.

Os bispos presentes na Romaria lembraram a negligência do governo do Estado por ainda não ter indenizado as vítimas da Barragem Algodões II.

Outra denuncia na Romaria da Terra foi a instalação de empresas que estão vindo se instalar no Estado, muitas vezes sem nenhum cuidado com a natureza.

Os bispos e padres pediram, durante a homilia, que os políticos cumpram suas promessas de campanha e deixem de ser cruéis com o povo.

Neste domingo (31) a 12ª Romaria da Terra foi encerrada com missa às 5h na praça do Complexo Valdir Fortes e em seguida elaborado um documento da Igreja do Piauí cobrando ações e atitudes das autoridades quanto aos temas tratados.

 

Fonte: Meio Norte