Não é de hoje que esse assunto vem sendo debatido pelas autoridades nos canais de comunicação do estado.

A discussão foi provocada pelo Deputado Estadual Marden Menezes (PSDB) pouco antes do recesso parlamentar.

A questão é que taxas cobradas pelo DETRAN-PI possuem valores elevados em relação aos de outros estados da região nordeste.

Na secretaria de fazenda, o coordenador administrativo financeiro do PROFISCO, Celestino Sousa, reconhece a disparidade dos preços.

A comissão de estudo, composta por integrantes do DETRAN, SEFAZ E ALEPI tem até o dia 16 de agosto para apresentar propostas compatibilizando os novos valores.

Só pra se ter uma idéia, a taxa cobrada pelo DETRAN pelo depósito de veículos no Piauí chega a custar até nove vezes mais do que se cobra em estados vizinhos.

Exemplo disso é o estado do maranhão: Em Timon a taxa por depósito de veículos custa R$ 16,00. Enquanto que Teresina cobra R$ 51,00.

O DETRAN tem autonomia para realizar a cobrança de aproximadamente 50 taxas diferentes. O que a comissão de estudo pretende é fazer um levantamento de valores e, também, de definições de taxas, que variam de estado para estado. “Em determinado locais taxas que no Piauí são cobradas de uma só vez, dependendo do estado elas possuem nomes diferentes e são repassadas para os clientes de forma fracionada. O que pra nós piauienses parece caro, em outras regiões é cobrado diversas vezes mais barato. O que acaba saindo uma coisa pela outra” – explica Celestino Sousa

O estudo para a redução das taxas do DETRAN-PI terá como base estados nordestinos como: Maranhão,Ceará e Bahia, entre outros.

A discussão gera expectativas na população piauiense, que aguarda de forma ansiosa pela redução das taxas do DETRAN-PI.

Fonte: meionorte.com / Eugênia Reis