Programação elaborada pela Prefeitura de Parnaíba e anunciada pelo prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco para comemorar os 167 anos de elevação de Parnaíba à categoria de cidade e os 249 anos de criação da Vila de São João da Parnaíba consiste em cerimônias, inaugurações de obras e atividades esportivas e culturais em diversos bairros.  Entre as inaugurações a serem realizadas nos dias 13 e 14 estão o Ginásio Poliesportivo do Bairro João 23; Praça Pública Missionários Redentoristas, no bairro São Vicente de Paulo; inauguração do Conjunto Residencial Colina da Alvorada, do Projeto Minha Casa Minha Vida e inauguração do Centro de Especialidades em Saúde Dr. Odival Rezende.

O início da programação será no dia oito de agosto contemplando diversos bairros com atividades culturais, esportivas e de lazer para a população. Do dia oito ao dia 11 de agosto, a Prefeitura de Parnaíba e a Casa Brasil levarão concertos da Banda Municipal e sessões de cinema ao ar livre nos bairros Piauí, João 23, Tabuleiro e Baixa da Carnaúba. A programação esportiva, com futsal e futicampo, será levada aos bairros Nova Parnaíba, Bairro São José e Bairro do Carmo. Nos dias 13 e 14 de agosto, a prefeitura reunirá artistas parnaibanos na Praça de Eventos para homenagear Parnaíba com muita música.

No dia 12 de agosto, a programação que comemora a criação da Vila de São João da Parnaíba e a sua elevação à categoria de cidade, contempla a realização de um culto, na Universidade Federal, com a participação de todas as igrejas evangélicas de Parnaíba. No dia 13, acontecerá das 7h às 17h o lançamento do Projeto Saúde Itinerante, que intensificará o atendimento médico em diversas áreas do município; às 9h da manhã do dia 13, acontecerá o Circuito Esportivo Radical Parnaibano, na Pedra do Sal reunindo as modalidades skate street, bike street, ciclismo e surftreino; às 10h, o prefeito José Hamilton inaugurará o Ginásio Poliesportivo do Bairro João 23, construído pela Prefeitura; das 10 às 17 horas, acontecerá a 10ª Copa Lutando pelo Futuro de Jiu-Jitsu, no Ginásio do Bairro Mendonça Clark.

A programação do dia 13 prossegue às 16 horas com visita às obras concluídas de drenagem e pavimentação poliédrica de ruas e avenidas nos bairros Joaz Souza, São Vicente de Paulo e Santa Luzia, que estão sendo executadas pela Prefeitura de Parnaíba com recursos do PAC; às 17h, acontecerá a inauguração da Praça Pública Missionários Redentoristas, no Bairro São Vicente de Paulo, dotada de um pavilhão de eventos, playground, três quadras poliesportivas e um posto de policiamento. Estas obras foram executadas pela Prefeitura de Parnaíba mediante convênio com o governo federal, através do PAC. As 20h, a Prefeitura de Parnaíba promoverá um show popular com artistas da terra para toda a população, na Praça de Eventos Mandu Ladino, também conhecida como Quadrilhódromo.

No dia 14 de Agosto, aniversário de 167 anos de elevação de Parnaíba à categoria de cidade, a programação começa às 7h com missa em ação de graças na Igreja de Santo Antônio, ao lado do Colégio Nossa Senhora das Graças; em seguida, às 8h, será realizada cerimônia de hasteamento das bandeiras, no Centro Cívico de Parnaíba. Às 9h da manhã do dia 14, o prefeito José Hamilton, as autoridades e a população participarão da abertura oficial dos Jogos Escolares Parnaibanos de 2011, na quadra da escola municipal Rolland Jacob. Ainda no turno da manhã, acontecerá a inauguração do Conjunto Habitacional Colina da Alvorada I, do Programa Minha Casa Minha Vida, do qual a Prefeitura de Parnaíba é parceira. Na parte da tarde a programação prosseguirá às 16 horas com a inauguração do Centro de Especialidades em Saúde, Dr. Odival Rezende, localizado à Rua Bandeirantes, 256, no bairro Boa Esperança. Encerrando às 20h, a Prefeitura de Parnaíba reunirá artistas parnaibanos mais uma vez na Praça de Eventos Mandu Ladino para um grande show em homenagem a Parnaíba. A abertura será feita com um concerto da Banda Municipal, que utilizará os novos instrumentos adquiridos pela Prefeitura.

No dia 18 de agosto, aniversário de criação da Vila de São João da Parnaíba, a Câmara Municipal de Parnaíba realizará uma sessão solene com a presença de convidados e da população. O dia 18 de agosto é uma das datas magnas instituídas por lei municipal de iniciativa do Prefeito José Hamilton e aprovada pela Câmara Municipal, e se refere à criação da Vila de São João da Parnaíba em 1762.

Encerrando a programação dos 167 anos da cidade de Parnaíba e 249 anos da Vila de São João da Parnaíba, a Prefeitura promoverá no dia 27 de agosto uma consulta pública para a elaboração do orçamento municipal de 2011. Este ano, o Orçamento Participativo apresenta uma novidade: O prefeito José Hamilton destinou 2,5 milhões de reais para a aplicação, exclusiva, nas obras que forem sugeridas e aprovadas pela população na reunião do orçamento participativo.

Fonte: parnaíba.pi.gov.br