O Brasil inteiro está mobilizado na campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo. A campanha iniciou desde o dia 1º de agosto, o dia D vai acontecer no próximo fim de semana, dia 13.

Cerca de 50 postos de vacinação e profissionais da saúde estarão trabalhando das 8h da manhã até as 17h da tarde no sábado para atender toda a população. As famílias devem ficar atentas para levar suas crianças menores de 7 anos para tomar a segunda dose da poliomielite e a seqüência do sarampo.

A prevenção destas doenças é muito importante, por causa das conseqüências que podem gerar. No Brasil há mais de 20 anos não existe nenhum caso de poliomielite, porém, o vírus no ar não foi exterminado. Além disso, o Piauí, principalmente o litoral, recebe um fluxo muito alto de estrangeiros, cujos países há muitos registros dessas doenças. Por isso, ninguém está totalmente livre se não se prevenir corretamente.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nas pernas. A doença é causada e transmitida por um vírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. O sarampo é uma doença víral, é uma infecção do sistema respiratório causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. Os sintomas iniciais incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca.

A meta do município de Parnaíba é que assim como as campanhas da influenza e 1ª etapa da poliomielite, esta campanha alcance mais de 95% da população.