Depois de quatro meses de disputa, onde foram registrados vários fatos que contribuíram negativamente para o êxito da competição, o Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais chega ao seu final na tarde desta quarta-feira (17), com o segundo jogo da decisão entre Comercial e 4 de Julho, programado para as 15 horas, no Estádio Desudedit de Melo, em Campo Maior.

Nos noventa minutos, a vantagem do empate pertence ao 4 de Julho, que venceu a primeira partida, semana passada, em Piripiri, por 1 a 0. Um simples empate será o suficiente para o time colorado quebrar o jejum de 17 anos e tornar-se novamente campeão piauiense da 1ª divisão. Se o Comercial vencer nos 90 minutos, os dois finalistas estarão com três pontos cada nesta fase final do campeonato. O regulamento manda, então, que seja jogada uma prorrogação de 30 minutos, onde o time de melhor índice técnico, em todo o certame, terá a vantagem de ser campeão com um empate.

Neste caso, será o Comercial que jogará pelo empate na prorrogação, uma vez, em todos os jogos de todas as fases dos dois turnos, o Comercial totaliza 41 pontos ganhos, contra 39 do 4 de Julho. Para o time da casa, o título significará o inédito bicampeonato. E o campeão ainda terá um outro sabor especial: a vaga assegurada como representante 1 do futebol do Piauí na Copa do Brasil 2012.

Para a disputa do título, o técnico Aníbal Lemos terá o retorno do atacante Toni e do zagueiro Arnaldo Carioca. No restante da equipe, não há novidade. Ele conta com os mesmos jogadores que terminaram o segundo turno da competição. No 4 de Julho, o treinador Jorge Pinheiro não tem problemas para repetir a formação que iniciou a partida da última quarta-feira. Mas o artilheiro França deve ficar no banco.

A Federação de Futebol do Piauí tomou todas as precauções para o jogo transcorrer na maior tranquilidade possível. Desde ontem (16) que o assessor de futebol profissional da FFP, Daniel Gonçalves, encontra-se em Campo Maior cuidando dos últimos detalhes. No Estádio Deusdedit de Melo, todo o setor de geral (lado do sol) foi reservado para a torcida do 4 de Julho. Arquibancada e cadeira ficarão com o time da casa. Os ingressos estão sendo vendidos ao preço único de R$ 10,00.

A arbitragem da final estará sob o comando de Antônio Dib Moraes de Sousa, que contará com trabalhos laterais dos assistentes Edmilson Timóteo da Silva e José Nilton da Costa. O quarto árbitro: José Valmir dos Santos Xavier. E como quinto árbitro: Mauro Cezar Evangelista de Sousa. Os times mais prováveis:

Comercial – Neto; Barata, Rafael Araújo, Arnaldo Carioca e Fred; Ivanzinho, Cleiton, Evandro e Fábio Ubajara; Zé Rodrigues e Toni. Técnico: Aníbal Lemos.

4 de Julho – Robinho; Wilsinho, Paulo Maranhão, Renan e Dacha; Juninho, Binha, Cleitinho e Lira; Pretinho e Alex Paraíba. Técnico: Jorge Pinheiro.

Fonte: Acesse Piauí