122 – SERÃO LIGADAS AS ÁGUAS DE TRÊS IMPORTANTES RIOS BRASILEIROS
SÃO FRANCISCO – PARNAÍBA – TOCANTINS
Lauro A. Correia
Prefeito Parnaíba – 1963/1966
Engenheiro Industrial – UFMG
Presidente FIEPI – 1974/1982
Professor Emérito – UFPI
1ª PARTE (Rio Parnaíba)
O Presidente da CODEVASF – Dr. Avelino Neiva declarou à imprensa em Teresina que cuidará de ser restabelecido um dos canais de águas do Rio São Francisco para o Nordeste, o qual está destinado a trazer agora do Rio São Francisco para o Rio Gurgueia, beneficiando o sudoeste do Piauí, cuja região é produtiva, bem como o sudeste maranhense, de soja, em grande escala.
Quanto as águas do Rio Tocantins poderem beneficiar o sul do Maranhão e o sudoeste do Piauí, há possibilidade de ser feito em quantidade significativa, sem prejudicar os Estados do Tocantins e Maranhão, desde que se observe o anteprojeto proposto por Lauro A. Correia, em Seminário realizado em Teresina, pela Fundação Rio Parnaíba sob a presidência do Professor Rodrigues, aprovado pelo plenário do conclave.
O anteprojeto mencionado foi apresentado também no Seminário da Fundação do Rio Parnaíba, realizado na cidade de Parnaíba, e mereceu aprovação em votação pelos participantes.
O texto, apresentado e discutido nos 2 seminários, está resumido em 10 folhas, e foi divulgado também em folheto impresso à época pela Fundação Rio Parnaíba.
Farei verificação se o trabalho possa ser divulgado na integra ou em seus principais trechos.
Voltarei ao assunto.
2ª PARTE (Porto de Luiz Correia)
O Porto de Luiz Correia é matéria em análise e debate, quando é analisada a proposta do Governador do Estado Wellington Dias de substituir um Porto de Exportação por um terminal de pesca !!!
O Estado do Piauí tem 3 corredores de exportação:
1º) SOJA – Rio Parnaíba – Porto de Luiz Correia
2º) DISTRITO DE IRRIGAÇÃO DITALPI – ZPE – Porto de Luiz Correia
3º) MINÉRIOS – TRANSPIAUÍ e TRANSNORDESTINA – Timonha-PI
Pecém-CE
Suape-PE
É oportuno lembrar que o Estudo de Viabilidade Técnica do Porto, elaborado pelo Engenheiro parnaibano Mariote Pires de Lima Rebelo, e o Estudo de Viabilidade Econômica, elaborado pelo Economista Antônio de Pádua Franco Ramos, também parnaibano, foram louvados e aprovados, sendo peças básicas do Projeto global da importante obra.
O calado do 1º ancoradouro, projetado para 8 a 10 metros, não tem sido obtido, e sim valores da ordem de 6 a 8 metros. Essa situação será contornada por serviço de dragagem no canal de acesso e no ancoradouro.
No Porto de Pecém, no Ceará, foi construído um 2º ancoradouro, mais distante da praia, para maiores calados, o que obviamente ocorrerá para o nosso Porto de Luiz Correia.
Continuarei a defender o Rio Parnaíba e o Porto de Luiz Correia, como venho fazendo através de jornais e em Seminários, desde 1950, há 67 anos.
As obras do Porto foram iniciadas, em 1953, no Governo Getúlio Vargas, e inexplicavelmente interrompidas durante 20 anos!
3ª Parte (Lions Clube de Parnaíba)
Hoje, dia 21, hospitalizado, faleceu o Companheiro Leão Carlos Arakem Correia Rodrigues, um dos Fundadores de nosso clube.
Eram 3 (três) – Elizeu Araújo, Carlos Araken e Lauro Correia os derradeiros Companheiros Leões Fundadores Vivos.
Em nome deles, sem procuração, mas em suas memórias, o nosso Clube deverá assumir o compromisso de continuar na luta em defesa do Rio Parnaíba e do Porto Marítimo de Luiz Correia, é o meu apelo.
Parnaíba, 21 de Novembro de 2017
173º da Cidade e 255º da Vila
Lauro A. Correia
LAC/SNC