Exercitar-se em intensidade moderada por 15 minutos pode ser o suficiente para fortalecer a imunidade. É o que indica um estudo apresentado no evento American Phisiology Summit, que ocorreu na Califórnia (EUA), entre os dias 4 e 7 de abril.

Segundo a pesquisa, um treino rápido pode aumentar os níveis de células assassinas naturais, chamadas NK (abreviação de “natural killers”). Essas células atuam como uma defesa de primeira linha no sistema imunológico. No geral, elas são responsáveis por buscar e destruir células infectadas no corpo, incluindo cancerígenas.

A mobilização aumentada dessas células pode fortalecer a proteção do organismo contra infecções, diminuir a probabilidade de desenvolver determinadas doenças e contribuir para a melhoria dos resultados no tratamento de doenças, permitindo um controle mais eficaz das infecções.

Para o resultado, a equipe de estudo contou com 10 voluntários com idades entre 18 e 40 anos, que se exercitaram em uma bicicleta ergométrica por 30 minutos em intensidade moderada. Os pesquisadores coletaram sangue dos voluntários antes da sessão de ciclismo e novamente nas marcas de 15 e 30 minutos.

Exercitar-se por apenas alguns minutos antes de observar um aumento nas células NK pode ser uma motivação para aqueles que enfrentam dificuldades em encontrar tempo para se exercitar ou preferem treinos mais breves. Este possível estímulo ao sistema imunológico pode ser especialmente significativo para pessoas com câncer, dado que as células NK são reconhecidas por sua capacidade de eliminar células tumorais.