O aniversário de 170 anos de Parnaíba começou a ser festejado nesse dia 14 de agosto com uma missa em Ação de Graças no início da manhã na Igreja de Santo Antonio com a presença do prefeito Florentino Neto e o vice Chagas Fontenele acompanhados de suas esposas, secretários, assessores e populares. Também esteve presente o secretário de Governo do Estado do Piauí, Freitas Neto.
Após à missa houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e Parnaíba, no Centro Cívico, representadas respectivamente pelo secretário Freitas Neto, prefeito Florentino Neto e a presidente da Câmara, Neta Castelo Branco. Não houve a execução dos hinos em função do decreto de luto oficial pela morte de Eduardo Campos nas esferas federal, estadual e municipal.
Em solenidade realizada no auditório do Sesc da Avenida Presidente Vargas, membros da Câmara de Vereadores de Parnaíba e o prefeito Florentino Neto, entregaram medalhas do mérito legislativo e municipal à personalidades que contribuíram ou ainda ajudam no desenvolvimento de Parnaíba. Investidores do comércio, representantes da cultura, da educação, entidades religiosas, prestadores do serviço público e autônomos estiveram entre os homenageados.
Ainda na solenidade o prefeito assinou os editais que tratam da destinação de recursos para seleção de projetos de incentivo à Cultura e à Ciência e Tecnologia. O terceiro edital de apoio ao Esporte será lançado na próxima semana durante seminário Técnico dos Jogos Olímpicos Escolares, totalizando desta forma R$1,5 milhão para patrocínio de projetos nas três áreas.
No fim de tarde, por volta das 17 horas, autoridades, convidados e populares novamente se reuniram na Avenida São Sebastião para prestigiarem o Desfile Cívico Escolar preparado pela Secretaria Municipal de Educação. Antes do desfile foi lançado pelo prefeito Florentino Neto e a secretária da Saúde, Maria do Amparo Coêlho dos Santos, o programa Medicamento em Casa. Na ocasião foram apresentados à população os veículos que form adquiridos para proporcionar mais conforto e comodidade aos pacientes que estão acamados e que poderão receber a partir de agora seu medicamento do SUS em sua residência.
Onze escolas da rede municipal desfilaram na sequência abordando o tema Cultura de Paz.
Fonte: Ascom