Parnaíba esta incluída no treinamento. (Foto Divulgação)

O Ministério da Educação (MEC), através de iniciativa do senador João Vicente Claudino (PTB) e do Bloco Parlamentar União e Força, realizou na tarde desta quarta-feira (27), em Brasília, uma capacitação com prefeitos e secretários de educação do Piauí. Cerca de 80 gestores piauienses participaram do treinamento com técnicos do Fundo Nacional de Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação Básica (SEB).

O senador João Vicente Claudino, esteve na mesa de abertura, orientando os prefeitos para buscarem parceria com o MEC, especialmente nesses primeiros meses de gestão nos municípios. “Senti que os nossos municípios precisavam desse elo. É uma grande oportunidade. Aqui reunimos 45 municípios do Piauí. Desejo que essa reunião seja umstart  inicial para que as prefeituras acessem todos os programas as quais estejam habilitadas. Que essa reunião tenha um efeito multiplicador”, frisou o senador.

Rolf Hackbart, Assessor Especial do Ministro Aloizio Mercadante, abriu o evento, informando que o objetivo do treinamento foi capacitar os prefeitos, secretários e técnicos para que os municípios possam acessar com mais vigor os recursos do MEC. “Nós precisamos muito de vocês para que os programas cheguem à população. Precisamos que as prefeituras estejam em dia com o MEC”, enfatizou.

Donizeth Aparecida Teles, técnica do FNDE, declarou que o Piauí é o primeiro Estado que todos os municípios estão com os seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR) em análise pelo ministério.  “Todas as comunicações, principalmente os recursos de transferência direta, precisam que a prefeitura esteja habilitada. A primeira coisa que o secretário deve fazer é cadastrar o município no sistema Habilita, e o secretário tem que ter cuidado ao cadastrar esses dados, porque o pequeno erro pode inviabilizar todo o repasse dos recursos”, pontuou Donizeth Aparecida.

O deputado federal Paes Landim (PTB-PI) também esteve no encontro, destacando que no Governo Federal há uma grande diversidade de recursos disponíveis. “Basta agora bons projetos”, lembrou. José Hudson, técnico da Secretaria de Educação Básica e Júlio César, gerente de Projetos Especiais do MEC, também estiveram participaram do evento. “No meu município a educação é a área que vai me dar mais trabalho. Neste treinamento, espero resolver muito dos problemas relacionados ao PAR e ao FNDE”, diz Tomé Portela (PTB), prefeito recém-eleito de Aroazes (PI), município com 5.779 habitantes, que fica a 234km da capital.

Segundo Paulo César Vilarinho, que assumiu neste ano a prefeitura de Palmeirais (PI), município com 14.306 habitantes, este evento é uma oportunidade que o MEC está dando para os prefeitos do Piauí para que possam melhorar a qualidade do ensino fundamental nas escolas através de parcerias com o MEC. “O resultado será muito positivo”, aposta.

Quarenta e um prefeitos do PTB e de outros municípios de grande contingente habitacional do Piauí participaram da capacitação. Entre as cidades representadas no encontro, estiveram Alegrete do Piauí, Amarante, Aroazes, Aroeira do Itaim, Barro Duro, Bocaina, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Canto do Buriti, Capitão Gervásio, Caridade do Piauí, Conceição do Canindé, Corrente, Cristalândia, Curralinhos, Domingos Mourão, Elesbão, Floresta do Piauí, Floriano, Francisco Santos, Isaías Coelho, Itaueira, Lagoinha do Piauí, Luzilandia, Nazária, Novo santo Antônio, Palmeirais, Parnaíba, Passagem Franca, Picos, Pedro Laurentino, Pimenteiras, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Filomena, São Miguel do Tapuio e Socorro do Piauí.

Fonte: Proparnaiba.com

Edição: Portal Costa Norte