Imagem: Tacyane Machado

Na manhã desta quinta-feira (06/06), a Eletrobras realizou capacitação com educadores da cidade de Parnaíba no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A empresa de abastecimento de energia foi representada pelo engenheiro e químico, Célio Ayres.

Na ocasião, os educadores receberam material didático fornecido pela Eletrobras e várias informações acerca do consumo de energia e como fazer para economizar através de várias estratégias, entre elas, a participação na elaboração de propostas em prol do Projeto “Multiplicar Energia – Eletrobras nas escolas do Piauí”.
Segundo Célio Ayres, a empresa fornece o material aos educadores e pessoas capacitadas para ajudá-los no que necessário. Ele disse também, que o projeto é voltado principalmente para escolas públicas, já as privadas entram em outra modalidade.

A gestora de escola pública, Izabel Maria falou que este tipo de capacitação tem uma grande importância para educadores, alunos e para toda a sociedade, pois a partir do momento em que os professores repassam as informações para os estudantes, estes são multiplicadores dos cuidados com o consumo para o resto da sociedade.

O Multiplicar Energia é um programa de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Piauí que tem a finalidade de capacitar os profissionais da educação básica — diretores, professores e orientadores das escolas públicas de ensino fundamental — como multiplicadores dos conceitos sobre o uso eficiente da energia elétrica no lar, com base no conteúdo do Procel Educação, proporcionando interatividade entre instrutores, equipamentos e alunos.
O programa tem apoio do projeto Energia + e é executado pelo Instituto Bioterra, coordenado pelo professor Célio Ayres, tendo como plataforma um caminhão-escola.

A terceira e última etapa do Multiplicar Energia, que representa o auge do programa, consiste na verificação e avaliação dos projetos desenvolvidos e na homenagem aos que se destacaram o que acontece após o treinamento de professores e alunos e da aferição dos resultados.