Secretária de Saúde de Parnaíba registra B.O por falta de atendimento no HEDA
No último final de semana, a única unidade hospitalar do estado no município de Parnaíba, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, fechou as portas para pacientes encaminhados pelo Pronto Socorro Municipal, localizado no Bairro Nova Parnaíba.
Por conta disso, a demanda do Pronto Socorro aumentou e dificultou a prestação de cuidados à população, já que o local faz o atendimento de pacientes no sentido de estabilizar para que estes sejam encaminhados ao hospital regional, como informou o Superintendente de Urgência e Emergência de Parnaíba, João Sérgio Moura.
Moura falou que a secretária de Saúde do município de Parnaíba, Dra. Maria do Amparo Coêlho, decidiu que os profissionais médicos a partir do último final de semana poderiam encaminhar diretamente os pacientes para Teresina, mas segundo ele, pela falta de atendimento no HEDA, isso se torna um risco já que os populares acometidos de enfermidades enfrentarão vários quilômetros para chegar à capital, correndo o risco de vir à óbito.
Na noite de domingo, devido a falta do atendimento pelo Hospital Regional, o Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e a secretária de Saúde de Parnaíba, advogada Maria do Amparo, estiveram na noite deste domingo no PSM elaborando estratégias para tentar minimizar os problemas e manter o ritmo dos atendimentos.
Após isso, Maria do Amparo, juntamente com o Procurador Geral do município de Parnaíba, Fábio Silva, estiveram no 1º Distrito Policial, localizado na Avenida Álvaro Mendes e registraram um Boletim de Ocorrência, para comunicar que deste o dia 1 de setembro, os profissionais médicos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde paralisaram suas atividades, deixando de atender os pacientes que são encaminhados pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU), ocasionando grande prejuízo e fluxo de pacientes no PSM.