O Governo do Estado, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), anunciou que está promovendo acesso à internet para 278 localidades (pontos) no Piauí. Atualmente, a rede própria e a contratada já estão funcionando em 45 pontos da capital. Contudo, a ATI já está desenvolvendo o processo de instalação da rede em 61 municípios.
De acordo com Thiago Siqueira, diretor-geral da ATI, está prevista a interligação da rede para mais 75 órgãos do Governo, através de fibra ótica. O início da operação está previsto para 15 de junho. “As empresas já estão contratadas, tanto a que vai instalar a fibra ótica, quanto a que vai fornecer os equipamentos de iluminação dessa fibra”, ressalta Siqueira, ao comentar que a expansão do fornecimento da rede de internet contará com um investimento de R$ 3 milhões.
Ainda no início de 2013 deve ser feita uma nova licitação para levar a rede para outras 42 cidades. Com a implantação da rede de comunicação nos municípios, os benefícios serão percebidos em todos os setores, com resultado direto na melhoria da qualidade de vida do cidadão, da educação à saúde.
“Conectados através de uma rede corporativa rápida e eficaz, será possível desenvolver sistemas que, por exemplo, identifiquem quantos alunos estão em sala de aula e realizar ações de combate à evasão escolar junto aos pais, além de quantificar a necessidade efetiva de merenda escolar que precisa ser utilizada no dia. Outro exemplo é a possibilidade de que a Secretaria de Saúde possa acompanhar, de forma online, a quantidade de pacientes atendidos, bem como a disponibilidade de vagas em UTI e demais leitos”, enumera Thiago Siqueira.
Fonte: meionorte.com