Na manhã desta segunda-feira (17), um total de 29 pássaros silvestres foi resgatado na comunidade Baixa do Aragão, em Parnaíba. As aves pertencem a diversas espécies, como bigodes, abre e fecha, tetéu, bicudo azul, sanhaço, Chico preto, pega primavera, sabiá, sabiá laranja, papa capim, coleira, curió e galo campina.

A apreensão dos animais faz parte dos esforços da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) para coibir o tráfico de fauna silvestre e garantir a preservação das espécies na região. Os pássaros foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde passarão por avaliação veterinária e receberão os cuidados necessários antes de serem reintroduzidos ao habitat natural.

A captura e o comércio ilegal de aves silvestres são práticas que impactam diretamente a biodiversidade e podem resultar em penalidades previstas na legislação ambiental brasileira. Especialistas alertam para a importância da conscientização sobre a conservação da fauna e da necessidade de denunciar casos de captura ilegal de animais silvestres.