Memorável o dia 16 de abril quando esse patriarca exemplar celebraria ação de graças pela passagem dos seus 90 anos comemorando uma vida cercada de humildade, retidão, perseverança em atitudes idôneas.

Assim é descrita a vida de um homem cearense que veio residir em Parnaíba desde os seus 11 anos de idade e, aqui, faleceu aos 89 anos, sempre considerando a amada parnaíba como sua terra natal, onde ele foi condecorado com outorga de cidadania parnaibana.

O senhor João Dourado de Araujo teve uma vida cheia de obstáculos com muita perseverança, conquistou grandes vitórias sempre buscando a presença e a sabedoria de Deus para tomar as decisões corretas sem desagradar a Deus e ao seu semelhante.

Aqui construiu uma numerosa família com o auxílio de sua sábia e virtuosa esposa em que teve a benção de formar seus 13 filhos com muito poucas fontes, conseguiu  grandes méritos, pois ele mesmo com mais de 50 anos foi aprovado em concurso público para trabalhar no IBAMA, instituição  que ele fez grandes amigos e dedicou parte da sua vida com muito amor e dedicação.

Em todas as suas ações ele buscava a vontade de Deus, enquanto lia a bíblia todos os dias, pois, para ele, assim como o corpo necessita de alimento, o espírito necessita estar firme na palavra de Deus.

Foi um forte guerreiro buscando a recuperação da sua saúde, mas dizia que sua vida pertencia a Deus e que ele fizesse a sua vontade; todavia, em meio a tantas complicações infelizmente, para nós que ficamos aqui, só restou uma grande saudade somada ao legado de idoneidade moral elibada e de servidão a Deus que esse pai exemplar deixou após sua partida para a morada celestial.

O que ficou de melhor foi os seus exemplos e suas sábias palavras de vida em abundância para todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Um versículo que ele apreciava muito: Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai se não for por mim.”