Parnaibanos amantes em observar e fotografar aviões, já ganhou até clube de apreciadores.
As lentes estão sempre atentas, não passa uma aeronave despercebida destes paparazzis da aviação. Sua arte vira coleção com acervo belas fotografias. Grande esforço há para conseguir o registro de momentos inéditos. Observar aviões é uma prática internacional dos spotters. Na Segunda Guerra Mundial os spotter monitoravam os espaços aéreos, hoje é um hobby divertido. Segundo o professor Jean Carlo, uma de suas motivações foi mostrar, para a cidade, o trabalho dos spotters e ressaltou que a atividade gera economia.
Spotter quer dizer “observador” e requer paciência, amor à aviação, e estar disponível para aprender. Estas são motivações de Victor Alves que se apaixonou, é o que mais entende de aviões e peculiaridades, além da interação e da amizade. Victor Alves é spotter há quatro anos e já apreendeu muito, bem como tem conhecimentos avançados de aviação. Ele enfatiza suas amizades e ampliação da rede de relacionamentos.
O aeroporto internacional de Parnaíba é palco das expectativas dos spotters, pousos, decolagens e aeronaves são objeto dos registros e, consequentemente, acervos e interações. Muitas vezes com dificuldades, devido ao acesso limitado, enfrentado pelos Spotters, câmera na mão e um desejo forte de ter aquela foto que compensa esforços.