A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) participa, nesta sexta-feira (05), da solenidade de lançamento do III Seminário Internacional sobre Drogas no Piauí (SISDPI), às 10h,  com o tema: “O Impacto Social das Políticas sobre Drogas na Família, Educação e Saúde”, no auditório do Centro de Formação Antonino Freire, em Teresina.  O evento será entre os dias 21 e 23 de agosto.

Estarão presentes à cerimônia de lançamento o reitor da Uespi, Nouga Cardoso; o coordenador de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), Sâmio Falcão, assim como o presidente da Casa do Oleiro, José Gouveia, dentre outros. Na oportunidade, será apresentado, bem como debatido com os convidados, todos os procedimentos de realização do evento.

Segundo o coordenador de atividades da Organização para um Mundo sem Drogas, Raimundo Sousa, o lançamento é uma chamada para sociedade conhecer com bastante antecedência o tema proposto para as discussões e debates que ocorrerão durante as mesas redondas, workshops e palestras do evento. “O objetivo principal do seminário é analisar estratégias e desafios na construção de programas eficazes de prevenção e tratamento aos usuários de substâncias psicoativas. Além de debater com autoridades governamentais, lideranças e coordenadores de casas de recuperação, teremos a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da academia,  líderes acadêmicos, bem como profissionais de justiça criminal”, explica Sousa.

Idealizado pela Casa de Oleiro, o evento conta com parceria da Associação dos Servidores Estaduais de Educação Básica do Piauí (Assebepi), Centro de Formação dos Profissionais de Educação Antonino Freire (IEAF) e a Fundação para um Mundo sem Drogas. Além dessas, o seminário conta com o apoio do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas (CEPD∕PI), da Cruz Azul, da Frente Brasil contra as Drogas, da Frente Piauí contra as Drogas, bem como da Embaixada Americana Consulado de Recife.

Dentre os vários assuntos estudados no evento, destacam-se: o Impacto Social das Políticas sobre Drogas na Família; Prevenção, Tratamento, Ressocialização, Educação e o papel do Estado, bem como o Impacto do uso de Drogas nas Mulheres. Além disso, o seminário abordará pesquisas e projetos relacionados à esquizofrenia, fármaco-dependência e prevenção às drogas na escola.

Inscrições

Até o dia 10 de agosto, estão abertas no site do seminário as vagas para o público em geral que almeja participar do evento, bem como para quem deseja efetuar matrícula para apresentação de submissão de trabalhos nas modalidades comunicação e pôsteres.

Serão aceitos estudos com conclusão parcial ou final abordando temáticas novas ou já referenciadas na literatura ou em áreas afins, de acordo com os eixos temáticos que constituem o evento.

Confira mais informações sobre o projeto.

Fonte: CCom