Mão Santa falou de suas ideias e propostas na TV Costa Norte. (Foto: Kairo Amaral)
Mão Santa falou de suas ideias e propostas na TV Costa Norte. (Foto: Kairo Amaral)

Iniciando a rodada de entrevistas com os candidatos que buscam ser o governador do Piauí nas Eleições de 2014, o Jornal da Costa Norte recebeu na edição dessa quinta-feira (18/09) o candidato ao Governo do Estado, Mão Santa (PSC) da coligação “Vamos Juntos Reconstruir o Piauí”.

Sempre seguindo a mesma linha de questionamentos realizados em entrevistas anteriores, a jornalista Carol Porto iniciou perguntando como o candidato estava se comportando diante dos resultados das pesquisas eleitorais, que mostram o seu nome sempre atrás dos demais candidatos ao Governo do Estado.

“Em eleições passadas me apresentava nas pesquisas com poucos pontos percentuais, mas no dia da apuração a programação nacional de televisão foi interrompida para anunciar que no Piauí o Mão Santa tinha ganhado no primeiro turno. Hoje no Piauí, há dois grupos poderosos que não estão interessados nos problemas do Estado”, afirmou.

mao_santa02

Com relação às propostas para a educação, o candidato do PSC disse que é preciso que a Universidade Estadual do Piauí seja fortalecida, para que os alunos que se formam no Estado possam ser respeitados pelo seu diploma em qualquer lugar do país. Mão Santa afirmou ainda que todos lhe tratam como o “pai da UESPI”.

“Posso me considerar o pai da UESPI. Antigamente quem não tinha dinheiro não podia ser doutor, mas com a chegada da universidade tudo melhorou. Quando eu governei o Piauí, a UESPI foi tida como a terceira universidade pública do Brasil em qualidade. Tenho certeza que com o meu retorno, a educação superior no Estado voltará a ser respeitada como sempre foi”, comentou Mão Santa.

mao_santa03

Logo em seguida, foi perguntado ao candidato quais eram as suas propostas para a saúde, tendo em vista que Mão Santa é médico. Ele afirmou que a saúde pública do Estado está um caos. Disse ainda que além da implantação do curso de medicina no campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é necessário que seja investido em uma estrutura de qualidade.

“Há algum tempo que eu já consegui o curso de medicina para a UFPI de Parnaíba, mas havia sido vetado. Agora, temos que conseguir a estrutura necessária com a implantação de laboratórios. Acontece que os governos passados levaram o Piauí ao caos. Na minha época, consegui que este Estado fizesse transplante de coração. O atraso é tão grande, que essa gente fechou o pronto socorro que criamos em Teresina. Fecharam também hospitais, como é o caso do Hospital Regional de Buriti dos Lopes”, disse o candidato.

mao_santa04

Nas suas considerações finais, Mão Santa pediu mais uma vez a chance de governar o Piauí. Ele afirmou que somente com o seu retorno ao Palácio de Karnak que tudo irá mudar no Estado.

“Quero dizer que estamos nessa campanha por amor para reconstruir o Piauí. Essa gente já mentiu muito e levou o Piauí ao caos. Olha a violência, a saúde que não tem, a educação. Eu digo com toda certeza: quando o Mão Santa voltar, tudo vai melhorar”, concluiu.

mao_santa05

Vale lembrar que o candidato Mão Santa teve o mesmo tempo que os demais candidatos, conforme determina a legislação eleitoral. Outros candidatos de coligações distintas também terão a mesma oportunidade de explanar suas ideias e propostas. O entrevistado desta sexta-feira (19/09) será Wellington Dias, do Partido dos Trabalhadores (PT).

mao_santa06

mao_santa07

Por Kairo Amaral