Promover a reflexão e a discussão com a finalidade de atualizar ideias sobre a saúde mental e emocional é ponto alto da campanha Janeiro Branco, quem vem sendo fomentada por estudantes de Psicologia de Parnaíba. Na manhã desta segunda-feira (08/01) foi realizada uma abordagem na Praça da Graça, centro da cidade, como estratégia de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental.

Segundo a acadêmica Francisca Santos, a empreitada ganhou impulso em Parnaíba com a vinda do psicólogo Leonardo Abrahão que faz uma série de palestras sobre a Campanha Janeiro Branco, psicoeducação e promoção de saúde mental no Brasil. Oportuno se faz a adesão de muitas pessoas em defesa desta ideia.

estudantes

Tem crescido os casos de pânico, depressão, ansiedade, fobias e desrespeito, o que evidencia a necessidade das pessoas começarem a cuidar dos aspectos mentais e emocionais. O janeiro foi escolhido por conta da sensação de recomeço, de planos novos, momento em que o indivíduo repensa seu estilo de vida. Bem melhor é fazer planos também para a saúde emocional se manter em equilíbrio e expansão.

A acadêmica de Psicologia, Francisca Fontenele, destacou que as pessoas estão cada vez mais conectadas e, ao mesmo tempo, mais sós. Disse ainda que apesar dos grupos há resistência de contato e compreensão do outro. “Quem cuida da mente, cuida da vida” é a proposta do Janeiro Branco.

Por Daniel Santos