brasileiro-e-o-mais-insatisfeito-com-internet-movel-O acesso à banda larga móvel (internet via celular ou tablet) no Piauí triplicou no período de 2012 a 2015, segundo dados do IBGE. Na 24ª edição do relatório Brasil em Números, divulgada ontem (17) pelo órgão, o número de acesso à banda larga móvel no Estado cresceu de 728 mil acessos em 2012 para 2,5 milhões em 2015. O número é superior ao crescimento da banda larga fixa, que subiu, no mesmo período, de 94 mil para 143 mil acessos.

A popularização dos smartphones é a principal responsável por esse acesso à comunicação. Ela é consequência, no entanto, da expansão da telefonia, desde a privatização do sistema de telecomunicações brasileiro em 1998.

O relatório do IBGE destaca que o transporte de dados e voz se tornou relevante, mas sem que isso signifique, necessariamente, maior qualidade de serviços ou um ambiente mais plural na oferta. “Ao contrário, as companhias de telecomunicações, em especial o segmento telefônico, são campeãs de reclamações sobre os serviços”, diz o relatório.

O Brasil em Números aponta ainda que, de 2007 a 2015, há uma estabilidade na evolução das linhas telefônicas fixas em funcionamento no país, enquanto as linhas de telefonia celular aumentaram 53,07%

Acesso à internet no Piauí é um dos menores

O documento do IBGE demonstra ainda que, apesar do crescimento significativo no acesso à internet de banda larga fixa e móvel no Piauí, a população local ainda é menos conectada do que a maioria das unidades da Federação. No Nordeste, por exemplo, o Piauí é o Estado com menos acesso à banda larga fixa e maior apenas do que Alagoas e Sergipe na banda larga móvel.

Enquanto no Piauí o acesso à internet fixa é de 143 mil acessos, no Maranhão é 194 mil e, no Ceará, 582 mil. No Nordeste, a líder é a Bahia, com 789 mil acessos em 2015. No Brasil, São Paulo fica na liderança com 9,4 milhões de acessos, seguido do Rio com 2,9 milhões.

Já na banda larga móvel, os 2,5 milhões de acessos no Estado superam os 2,4 milhões de Alagoas e 1,7 milhões de Sergipe, mas ficam bem distantes do acesso na Bahia (11,2 milhões). No País, mais uma vez São Paulo sai na frente, com 46 milhões de acessos.

A região Norte tem o menor número de acesso, com apenas 35 mil (no caso da telefonia fixa) e 366 mil (internet móvel) em Roraima.

Fonte: Portal O Dia