A redução no número de pacientes de Covid-19 em Parnaíba, decorrente do aumento no número de pessoas vacinadas e outras medidas tomadas pela secretaria estadual de saúde, expôs um outro problema grave, que preocupa o setor saúde do município: o crescimento na quantidade de pessoas necessitadas de procedimentos ortopédicos, em função, principalmente, de acidentes de moto. Muita gente acha que essa melhora do quadro anula as preocupações com a doença, daí achar que a vida voltou ao normal.

 

Promédica: atendimentos temporários apenas de pacientes Ortopédicos

 

De acordo com  diretora geral do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Marisa Corrêa, há poucos dias foi registrada naquele hospital uma fila de 29 pacientes aguardando uma cirurgia ortopédica. “Chegamos a realizar 6 cirurgias/dia só de ortopedia”, disse a diretora. E a falta de leitos para atender a demanda foi o que ocasionou a mudança temporária para Hospital Nossa Senhora de Fátima e o Heda de todos os casos de Covid-19. A Promédica vai ficar atendendo apenas os casos de ortopedia.

 

 

“Mas, se houver uma terceira onda de Covid, tudo voltará ao normal, retornando o atendimento de Covid também na Promédica. Essa decisão é momentânea”, disse a diretora.

Fonte: Bernardo Silva