As ações trabalhistas por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais cresceram mais de 25% no Piauí em 2023. Segundo dados do Tribunal Regional do Trabalho, em 2022 foram 231 causas judicializadas por acidentes de trabalho; já no ano passado, 290, representando um aumento de 25,6%. Em relação às doenças ocupacionais, em 2022 o TRT teve 89 causas; em 2023, foram 115, um aumento de 29,2%.
Em entrevista , o desembargador Francisco Meton destacou que um dos fatores desse crescimento é a conscientização das pessoas sobre o assunto.
“Tem o aumento [das causas] e o aumento da procura pelo esclarecimento das pessoas. Antigamente as pessoas adoeciam no trabalho, morriam de acidente e por isso ficava, mas atualmente a legislação cuida do assunto”, disse.
Francisco Meton pontuou ainda que os acidentes de trabalho causam um prejuízo de R$ 10 bilhões aos cofres públicos a cada dez anos.
“O acidente de trabalho é um problema sério que causa ao país em torno de R$ 10 bilhões de reais a cada dez anos, o custo para o cofre público e é a causa que mais afasta o trabalhador do seu trabalho”, acrescentou.
FONTE: cidadeverde.com
Bairros de Parnaíba ficam com o abastecimento de água suspenso até sexta-feira