02

Contrato prevê não pagamento se atacante estiver com a seleção brasileira em competição que não seja da Fifa, caso dos Jogos. Mas clube “trocou” liberação.

A CBF ainda não descartou contar com Neymar tanto na Copa América Centenário, em junho nos Estados Unidos, quanto nas Olimpíadas, em agosto no Brasil, mas a realidade é muito complicada. O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, já declarou ser “impossível” liberar o craque para as duas competições com a seleção brasileira. A situação, então, está caminhando para que Neymar dispute somente as Olimpíadas, ficando fora da Copa América.

Se a tendência se confirmar, na teoria o atacante poderia ficar sem receber salário pelo menos entre 4 e 20 de agosto, período referente à disputa do futebol masculino nos Jogos, imaginando que o Brasil chegue à final. Isso porque há um capítulo no contrato de Neymar com o Barcelona que diz que o clube deixará de pagar salário ao atleta caso ele esteja a serviço do Brasil em datas que não sejam consideradas oficiais pela Fifa, como é o caso das Olimpíadas. Esse e outros detalhes do contrato foram vazados pelo “Football Leaks” na segunda-feira.

No entanto, há acordo entre as partes para que Neymar receba seu salário normalmente, conforme apurou o GloboEsporte.com. O Barcelona, que tem a obrigação de liberar jogadores para competições da Fifa, caso da Copa América, aceitou trocar essa liberação. Ou seja, aceita que o atacante jogue as Olimpíadas, mas não a Copa América. Por isso manterá o pagamento.

Se de fato for convocado, Neymar será um dos três jogadores acima de 23 anos permitidos para cada seleção que participar dos Jogos Olímpicos. Ele gostaria de participar também da Copa América, mas o Barça está irredutível. Ainda assim, a CBF diz não ter pressa e mantém o sonho vivo até o último minuto.

Contrato Neymar - seleção (Foto: Reprodução)Trecho do contrato divulgado pelo “Football Leaks” explica as convocações para a Seleção (Foto: Reprodução).

Fonte: Globo Esporte