O Presidente da Ondem dos Advogados do Brasil de Parnaíba negou a informação veiculada na imprensa estadual de que  Luís Uirajá Gaspar preso acusado de fraudes contra INSS e o seguro DPVAT seja membro da ordem.

O mesmo afirmou que o registro do acusado foi procurado tanto no cadastro estadual  quanto nacional e não foi encontrado o nome do acusado como advogado.

Os crimes de fraudes contra o INSS e DPVAT  passaram a ser investigados em maior de 2010 quando uma quadrilha foi presa,  na época o escândalo tomou grandes proporções pelo envolvimento do presidente da OAB  de Parnaíba, Faminiano Araújo Machado naquele período.

As investigações que se iniciaram em 2010, quando foram descobertas as fraudes que envolviam médicos, enfermeiros, advogados, empresários do ramo funerário, despachantes, policiais e entre outros continuaram resultando nas prisões da última terça-feira dia 04 de janeiro.

Luís Uirajá Gaspar na época foi considerado o cabeça do esquema pela Policia Federal, antes de ser preso pela PF o mesmo teria se evadido do local.

Junto com ele foram presas mais duas pessoas, a enfermeira Maria de Nazaré da Mota Silva, esposa de Uirajá, e sua cunhada Francimélia da Mota Silva.