Devido à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o horário de verão começará mais tarde este ano: no dia 18 de novembro. Ao invés de começar no primeiro domingo de novembro, como já havia sido divulgado, o Governo Federal decidiu mudar a data para não coincidir com a aplicação das provas e evitar confusão dos horários e possíveis atrasos dos candidatos.
Apesar do Nordeste não participar da mudança do horário de verão, a aplicação das provas do Enem ocorre conforme o horário de Brasília, portanto, uma hora mais cedo no Piauí, caso a mudança estivesse em vigência.
O estudante Lucas Domingos considera importante o adiamento do horário de verão por causa do Enem e explica os motivos: “tenho que me alimentar bem cedo e sair no máximo 11h de casa, porque ainda tenho que procurar a escola que vou realizar a prova. Antes de começar a avaliação, já estou com fome e tenho que levar comida pra sala. Isso é ‘meio chato’ porque, por mais que eu não queira, acabo atrapalhando na concentração de alguns alunos [fazendo barulho ao se alimentar]. Por fim, queria que mudasse [o horário de verão] pra depois do Enem para que ninguém saísse prejudicado”, assinala.
E não são só os estudantes que comemoram o adiamento, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também vê com bons olhos a mudança. Para Hildalene Pinheiro, que é coordenadora do Pré-Enem Seduc, a postergação do início do horário de verão deve contribuir para que o Piauí continue com bom comparecimento de estudantes no local de provas, ajudando-o a não perder o ritmo.
“O Piauí tem o menor índice de alunos que não comparecem ao Enem e esse índice foi registrado por dois anos consecutivos: 2016 e 2017. A gente acredita que o fator principal desse fenômeno é o investimento de políticas positivas com relação ao traslado do aluno. A Seduc fornece o passe livre, que faz com que o aluno compareça à sala de aula, sem contar que o próprio estudante do Piauí tem um interesse enorme pelo estudo e pelo Enem”, assinala.
Segundo Hildalene, os estudantes já têm a consciência de que devem comparecer ao seu local de prova com uma hora de antecedência, ao meio-dia. Os portões fecham às 13h e a prova começa às 13h30.
“São horários que estão estabelecidos desde o início no edital e que a gente vem sempre instruindo esses alunos nas nossas revisões, de que o aluno deve chegar com uma hora de antecedência. Quer dizer que 12h ele deve estar no local da prova. Isso significa que ele deve sair de casa, pelo menos, às 10h, já bem alimentado, levando sua água, sua caneta preta e seu material de identificação”, reforça.
É importante, ainda, que os candidatos se preparem antes do dia da prova, pesquisando o local da realização do exame para evitar quaisquer transtornos. O encerramento das provas ocorre às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia.
Preparação para o Enem 2018
1 mês antes das provas
- Revise todo o conteúdo estudado ao longo do ano.
Faltando uma semana para as provas
- Mantenha o ritmo de estudos, focando nos assuntos essenciais para as provas, como os temas mais abordados nos exames de anos anteriores.
- Já sabe onde fará as provas? Então, informe-se sobre como chegar até lá.
Dia anterior às provas
- Hora de descansar! Procure atividades de lazer para fazer durante este dia, como ir ao cinema, ver os amigos, descansar.
- Tenha uma boa noite de sono.
No dia das provas
- Chegue com antecedência – pelo menos 1 hora antes.
- Leve uma garrafa de água.
- Não esqueça a caneta preta. É importante levar canetas extras!
- Não esqueça dos documentos.
Fonte: Portal O Dia