O avião bimotor que caiu na pista de pouso de Piracuruca na última terça-feira (02/09), teve que ser transportado em comboio na tarde dessa sexta-feira (05/09) para Parnaíba pela BR 343. Durante o trajeto, um erro de cálculo gerou confusão e preocupação às autoridades policiais, quando uma das asas da aeronave colidiu em um poste de energia elétrica, o que impossibilitou que o comboio composto pelas Polícias Federal e Rodoviária Federal continuasse.
Após a colisão, o comboio teve bastante dificuldade para realizar as manobras na carreta que transportava a aeronave. Árvores tiverem que ser cortadas e a situação gerou desconforto aos moradores e reuniu curiosos. Cerca de duas horas depois de ficar preso no trecho urbano de Buriti dos Lopes da BR 343, o avião foi retirado e levado para um local aberto, localizado em frente ao Hospital Regional da cidade. Em seguida, uma equipe do Grupamento Tático Aéreo Policial (GTAP), comandada pelo Coronel José, foi acionada e teve que se deslocar de Teresina para realizar a desmontagem das asas do avião bimotor Rockwell Twin Commander 500-S, prefixo PT-DRO.
Logo no início da manhã deste sábado (06/09) os Policiais Militares do GTAP iniciaram os serviços para desmontar as asas do avião, para só assim o comboio seguir em direção ao seu destino final: o Aeroporto Internacional de Parnaíba. Segundo informações, o procedimento de desmontagem das asas não iniciou na tarde de ontem pelo risco de explosão, pois os tambores de combustível ainda se encontravam no interior da aeronave.
O Portal e a TV Costa Norte tiveram acesso ao interior do avião com exclusividade. Dentro do bimotor pôde-se observar que os bancos da aeronave foram retirados, o que leva a Polícia a acreditar que o avião era utilizado para o transporte de alguma mercadoria. Segundo informações do Coronel José do GTAP, o bimotor teve perda total, pois toda a sua lataria foi prejudicada durante a queda.
Polícia nega a informação de que fragmentos de cocaína foram encontrados
Os Policiais que investigam o acidente encontraram no avião nove tambores de combustível, mangueiras e roupas. O Delegado Artur Brigido Machado, da Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba, informou à reportagem do Portal Costa Norte que dentro da aeronave não foram encontrados fragmentos de cocaína, como informado em outros meios de comunição. Além disso, a investigação descobriu que o adesivo da aeronave é falso, e que o bimotor é de fabricação norte-americana, não possuindo nenhum registro no Brasil. Há a suspeita de que o avião estaria sendo utilizado para o tráfico de drogas ou transporte ilícito de valores.
O acidente
A aeronave caiu na tarde da última terça-feira (02), logo depois de decolar. Segundo o vigia da pista, única testemunha do acidente, na manhã de terça dois homens chegaram ao local em uma caminhonete carregada de combustível. Logo em seguida, o avião teria pousado com mais dois homens, que levaram os tambores para dentro da aeronave. Ao decolar, o avião teria tido um problema no motor, em seguida a aeronave bateu em um cajueiro, perdeu o trem de pouso e se arrastou por 50 metros na pista. Os quatros envolvidos fugiram.
Por Kairo Amaral