Aeroporto de Jeri pode acabar com sonho parnaibano (Foto: Divulgação)

O Estado do Ceará anunciou o Aeroporto de Jericoacoara, que fica dentro do Projeto Rota das Emoções. Com a implantação e a força política que tem o Ceará isto poderá ser o sepultamento do aeroporto Internacional de Parnaíba Dr. João Silva Filho. O Governo do Estado do Piauí tem que andar rápido, implantar vôos regulares e dar todo apoio para o seu funcionamento ou mais uma vez seremos vítimas do melhor desempenho dos nossos vizinhos.

Some-se a isto a intenção do Governo do Estado do Maranhão que está fazendo gestão junto ao governo federal para conclusão do aeroporto de Barreirinhas. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, que é deputado federal eleito pelo estado do Maranhão já disse que o aeroporto de Barreirinhas é essencial para Lençóis Maranhenses, outro roteiro turístico que faz parte do projeto Rota das Emoções.

O Governo do Ceará ainda não inaugurou o Aeroporto de Aracati, previsto para o próximo ano, e já anuncia o Aeroporto de Jericoacoara, cujo projeto prevê capacidade para 1,2 mil voos por ano. O equipamento promete ser uma espécie de porta de entrada para o Litoral Oeste cearense.

O projeto do aeroporto é inovador. Tem aparência bastante rústica, com janelas de vidro e telhas que parecem de madeira. A pista terá 2,2 mil metros de extensão e 45 de largura, o que permitirá pouso de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, que foi a aeronave-padrão para o desenvolvimento do projeto.

O terminal terá área para alfândega, para a Polícia Federal e um hangar. Segundo consta no projeto, a ideia é receber voos diretos internacionais, que não precisarão pousar no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza.

Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o projeto prevê que o equipamento será instalado no município de Cruz, a 18 quilômetros de Jijoca de Jericoacoara, a 25 quilômetros da praia e a dez do parque nacional.

A primeira etapa das obras, que inclui a construção da pista de pouso e decolagem e do pátio do estacionamento, deverá estar concluída no final de 2012. O projeto total do aeroporto está orçado em R$ 44 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.

Fonte: Jornal da Parnaíba