Patrícia Oliveira, diretora de atendimento e fiscalização do PROCON Municipal (Foto: Valdênia Santos)

As agências bancárias de Parnaíba limitam o atendimento prioritário para as pessoas com deficiência física, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Na agência do banco do Brasil do Centro existe um caixa eletrônico e um guichê preferencial para os clientes. Já na Caixa Econômica Federal, funcionam dois guichês. Assim, idosos e gestantes, por exemplo, acabam enfrentando filas enormes, principalmente nesses dias pós-greve, onde a demanda é maior.

Dessa forma, o atendimento não é prioritário, conforme previsto na lei Federal 10.048/2000. O PROCON Municipal orienta que as pessoas que se sentirem lesadas procurem o órgão para garantir os seus direitos.

Nos últimos meses alguns supermercados da cidade foram notificados e vem mudando sua forma de atendimento. “Não deve existir um ou dois caixas prioritários para esses clientes, eles devem ter preferência em qualquer caixa, em qualquer guichê, esse é o entendimento do PROCON Municipal”, explicou a diretora de atendimento e fiscalização,  Patrícia Oliveira.