A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Academia de Formação Penitenciária do Estado (Acadepen), iniciou, nesta quarta-feira (29), o curso de armamento e tiro abrangendo técnicas de montagem e manutenção de pistolas calibre .40. O curso é voltado aos agentes penitenciários e tem duração de 20 horas/aula.
A Sejus adquiriu, recentemente, 500 pistolas .40, que serão utilizadas pelos agentes penitenciários nos presídios do Estado, de modo a reforçar a segurança nos estabelecimentos penais. O curso tem como finalidade, portanto, habilitar os agentes para uso do equipamento.
“E uma ótima iniciativa, por parte da Secretaria da Justiça, possibilitar o aperfeiçoamento dos agentes penitenciários. Nessa rotina de escolta, segurança dos presídios, é importante o agente saber manusear as armas, para dar mais segurança na prestação do serviço e para a população”, ressalta o agente penitenciário Fernando César.
A parte teórica do curso será ministrada na sede da Academia de Formação Penitenciária e a etapa prática será no Stand de Tiro da Polícia Civil – a Secretaria da Justiça e a Secretaria da Segurança Pública são parceiras.
Nessa primeira etapa, 120 agentes participarão do curso. Mais de 400 agentes penitenciários participarão do curso em todas as etapas – que também serão realizadas no interior do estado, para facilitar o acesso dos servidores.
“É um curso muito importante, pois possibilitará a qualificação profissional do agente penitenciário, além de garantir mais eficiência no seu trabalho em prol da segurança no sistema prisional”, pontua Jacinto Teles, diretor da Acadepen.
O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, ressalta que “estamos modernizando o sistema prisional e melhorando as condições de trabalho dos agentes penitenciários. Esse curso vai, sem dúvida, nos ajudar a garantir a ordem e a paz nas penitenciárias”.
Além das pistolas calibre .40, a Secretaria da Justiça adquiriu carabinas calibre .40; espingardas calibre 12; granadas; munição; e equipamentos de proteção individual, coletes balísticos, cintos de guarnição, coturnos táticos, capacetes, caneleiras e cotoveleiras.
Fonte: CCOM