O B-R-O BRÓ, período em que normalmente acontece alta nas temperaturas no Piauí, está apresentando um aumento ainda mais significativo este ano, devido os efeitos do fenômeno El Niño. Esse fator tem levado a um aumento no consumo de energia, principalmente na tentativa de reduzir os efeitos do calor intenso.

Segundo levantamento da Equatorial, empresa que administra o fornecimento de energia no Piauí, os níveis de demanda de energia atingiram patamares muito altos este ano. Em setembro, especificamente nos dias 25 e 21, foram registradas as duas maiores demandas dos últimos 10 anos.

Parnaíba, por exemplo, está entre as cidades que apresentou maior crescimento no consumo, saltando de 28.199 megawatts consumidos em agosto do ano passado, para 31.249 megawatss no mesmo período deste ano, o que representa um acréscimo de 10,82%.

Diante do aumento do consumo de energia, é importante que sejam adotadas algumas ações com o objetivo de usar energia de forma consciente e economizar na fatura mensal de energia:

– Aparelhos eletrônicos devem ser sempre desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, tendo em vista, que mesmo em modo stand-by acabam consumindo energia;

– O ideal é que ar-condicionado possa ficar com a temperatura próxima a 23°C, abaixo disso acabando forçando um consumo maior de energia;

– O consumidor pode programar o ar-condicionado para desligar sozinho após alcançar a temperatura ideal;

– Evite deixar lâmpadas ligadas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.