O que seria apenas o trabalho final de uma disciplina ganhou ares de grande um grande evento e lotou a quadra do campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba. Alunos de cinco cursos estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (23) para apresentar uma série de atividades, tendo como foco a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Segundo a professora Daniele, a ideia de juntar todas as turmas em que leciona a disciplina Libras ganhou força após a educação para os surdos ter sido tema da redação do Enem deste ano. Com isso, o espaço da quadra foi tomado por vários grupos, de diferentes cursos, que trouxeram ao público presente as mais diversas propostas de intervenção.
As demonstrações tiveram viés cultural e pedagógico, trazendo um pouco de explanação sobre matemática, pedagogia, turismo, biologia e fisioterapia. Em meio a tudo isso, ainda houve espaço para uma apresentação de um coral em Libras, que interpretou uma versão em português da canção Imagine, um dos maiores clássicos de John Lennon.
A Libras é um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, voltado às pessoas surdas do Brasil. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta e clara. A expectativa com eventos como o ocorrido na UFPI é fazer com que cada vez mais cursos acabem incluindo a língua na grade curricular.