O que seria apenas o trabalho final de uma disciplina ganhou ares de grande um grande evento e lotou a quadra do campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba. Alunos de cinco cursos estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (23) para apresentar uma série de atividades, tendo como foco a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Libras UFPI (5)

Segundo a professora Daniele, a ideia de juntar todas as turmas em que leciona a disciplina Libras ganhou força após a educação para os surdos ter sido tema da redação do Enem deste ano. Com isso, o espaço da quadra foi tomado por vários grupos, de diferentes cursos, que trouxeram ao público presente as mais diversas propostas de intervenção.

Libras UFPI (1)

Libras UFPI (2)

As demonstrações tiveram viés cultural e pedagógico, trazendo um pouco de explanação sobre matemática, pedagogia, turismo, biologia e fisioterapia. Em meio a tudo isso, ainda houve espaço para uma apresentação de um coral em Libras, que interpretou uma versão em português da canção Imagine, um dos maiores clássicos de John Lennon.

Libras UFPI (6)

A Libras é um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, voltado às pessoas surdas do Brasil. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta e clara. A expectativa com eventos como o ocorrido na UFPI é fazer com que cada vez mais cursos acabem incluindo a língua na grade curricular.