No último dia 13 de janeiro a Comissão Ilha Ativa – CIA realizou oficina sobre Educação Ambiental desenvolvida através dos projetos Gestão Pesqueira e Tartarugas do Delta, este último patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.
Cerca de 30 alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba que cursam a partir do 4º período, foram direcionados para experiências coletivas com as comunidades tradicionais pesqueiras.
O encontro foi iniciado com uma palestra sobre o lixo ministrada pelo facilitador Fiorenzo Bonetta que levou os estudantes a uma reflexão sobre o destino dos resíduos sólidos.
– Esse processo usado nas oficinas do Tartarugas do Delta inicia a partir de atitude individual para coletiva, repensando principalmente no consumismo. Em seguida foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros pela estagiária da CIA, Ana Maria – explicou a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, bióloga Francinalda Rocha.
Através de recursos de vídeo os estudantes conheceram o maior lixeiro do mundo colocado no Oceano Pacífico que corresponde a cinco vezes a área Piauí e verificaram os danos causados ao meio ambiente. Fotografias do lixão no litoral do Piauí e as várias formas de reaproveitar os resíduos sólidos também foram exibidas aos estudantes.
Como forma de apresentar as reutilizações do lixo doméstico foi confeccionada uma vassoura com garrafas PET.
– Quais as nossas ações para mostrar outra forma de utilizar o lixo? O lixo é o espelho da sociedade que o produz? – questionou o palestrante Fiorenzo Bonetta.
O facilitador informou que é preciso assimilar esses conceitos e praticá-los no cotidiano, pois como formadores de opinião se faz necessário mostrar exemplo de mais cuidado com o ambiente no qual vivemos.