O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceu neste fim de semana. Foram dois dias de provas e tensão diante das questões e da redação.
A estudante Rejane Maria está cursando 2º ano do ensino médio. Ela fez as provas para testar suas capacidades no exame e relatou que apesar do tempo, as questões estavam fáceis. “Gostei muito das provas, eram mais interpretativas. O problema é que o tempo era muito pouco e a gente acaba ficando aperreada”, disse.
As provas do segundo dia são as mais temidas pelos os alunos, porque além da redação tem matemática e suas tecnologias. Segundo o professor Sergio Luis, os estudantes não tiveram muito que temer, pois as 40 questões eram mais interpretativas. “Eles tinham que se atentar nas informações que os textos traziam. A maioria das questões exigia caçulos mínimos e a interpretações de gráficos”, comentou.
O tema da redação foi motivo de discussão entre professores e alunos. Contudo, era um tema esperado por muitos, já que atualmente tem-se falado muito da acessibilidade e dos limites das redes sociais. De acordo com o professor de redação, Leonardo Veras, o tema foi bem sugestivo e o exame quis, justamente, avaliar e instigar o estudante à criticidade.