amostragem slideDando continuidade à divulgação da primeira rodada de pesquisas AMOSTRAGEM/COSTA NORTE você começa a acompanhar agora a divulgação dos números para intenção de votos para pré-candidatos a prefeito de Parnaíba.

Nesse primeiro cenário foi considerada uma situação de intenção de Voto Estimulado, ou seja, quando o entrevistador pergunta ao entrevistado em quem votaria para prefeito, diante da simulação de uma hipótese em que fossem consideradas algumas possíveis pré-candidaturas caso a eleição se realizasse na  data da entrevista realizada. Para tanto, a pergunta apresentada ao entrevistado foi a seguinte:

 “Em outubro teremos eleições para Prefeito e Vereador. Se a eleição fosse hoje, e fossem esses os candidatos,  em quem o (a) sr (a) gostaria de votar para Prefeito de Parnaíba?”

No caso foram estimulados nomes, independentemente de terem se manifestado como pré-candidatos, ou mesmo de pertencerem a grupos ou agremiações partidárias aliadas ou adversárias, ou ainda de filiação partidária. Os nomes estimulados nesse primeiro cenário foram: D. Adalgisa (PPS); Arlindo Leão (PTB), Carlson Pessoa (PPS), Florentino Neto (PT), Dr. Hélio (PTC), Juliana Moraes Souza (PMDB), Mão Santa (PPS), Delegado Marcos – Polícia Federal (sem partido), Roger Jacob (PP), Tererê (PSDB), D.Valéria (PTB), Zé Filho (PPS) e Zé Hamilton (PTB).

Gráfico 6 - Intenção de voto estimulada p Prefeito (1)

Na situação acima, segundo o levantamento, o atual prefeito de Parnaíba Florentino Neto (PT) tem 25% das intenções de voto, seguido pelo atual deputado estadual e ex-prefeito Zé Hamilton (PTB) com 19%. O ex-governador Zé Filho (PPS) surge com 8,5%, tecnicamente empatado com seu tio e também ex-governador Mão Santa que tem 8%, ambos um pouco acima do ex-deputado tucano Deusimar Brito – O Tererê, que larga com 6,5% das intenções de voto.

O deputado estadual Dr. Hélio (PTC) e a deputada Juliana (PMDB), aparecem exatamente com 5%.  O vereador Carlson Pessoa (PSB) é citado por 4,5% dos entrevistados. O vereador Beto é o preferido por 2% das pessoas do universo amostral. Dona Adalgisa (PPS) foi lembrada por 1,75% dos entrevistados, seguida por Dona Valéria, com 1%. Arlindo Leão (PTB), Roger Jacob e Delegado Marcos – Polícia Federal (sem partido) cada um com 0,75%. Dos entrevistados 6,5% não sabem ou não opinam e 5% votariam nulo ou branco.

A Pesquisa que teve 400 entrevistados foi contratada pela Fundação 14 de Agosto – TV COSTA NORTE e realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda. – AMOSTRAGEM entre os dias 30 e 31 de janeiro 2016, foi registrada no TRE/PI na data de 29/01/2016, sob Protocolo n. 03185/2016. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos.

ficha