Na noite de ontem (18), por volta das 22h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma abordagem de rotina no km 19 da BR 343, em Parnaíba (PI), que resultou na apreensão de animais silvestres abatidos.
Os policiais abordaram um veículo Chevrolet Onix e, durante a verificação dos itens de segurança, encontraram no assoalho do carro diversos animais congelados, com características de tatus e um animal semelhante a uma paca.
O condutor do veículo, um homem de 42 anos, confessou que os animais eram “carne de caça” e que os havia comprado em Timon, Maranhão, por R$ 180,00. Ele pretendia levar os animais para Parnaíba.
Diante da confissão, o homem foi preso em flagrante por crime ambiental, previsto no art. 29 da Lei 9.605/98. Os animais abatidos, por serem produtos perecíveis, foram inutilizados no local. O condutor responderá pelo crime de matar, perseguir, caçar, apanhar ou vender espécimes da fauna silvestre, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e multa.
A caça e o comércio ilegais de animais silvestres são crimes que causam grande impacto ao meio ambiente e à biodiversidade. Além disso, o consumo de carne de animais silvestres pode representar riscos à saúde humana, devido à possibilidade de transmissão de doenças.