Anvisa inicia novo ciclo de monitoramento de agrotóxicos em alimentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou um novo ciclo de monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos. A ação vai até dezembro de 2025 e inclui o Piauí entre os 26 estados participantes, além do Distrito Federal.
A coleta será feita em pontos de venda como supermercados e sacolões, com o objetivo de avaliar a presença de agrotóxicos em 13 alimentos amplamente consumidos, entre eles abacaxi, batata, morango, café, feijão, mandioca (farinha) e trigo (farinha). Ao todo, 3.505 amostras serão analisadas em parceria com as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.
Criado em 2001, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos já analisou mais de 45 mil amostras. A proposta é garantir mais segurança alimentar à população brasileira, monitorando produtos que compõem a base da dieta, conforme dados do IBGE.
As amostras coletadas são enviadas para laboratórios credenciados pela Anvisa, como a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Minas Gerais, onde são analisadas para detectar a presença de resíduos de agrotóxicos. O programa analisa mais de 300 agrotóxicos em 36 alimentos, totalizando mais de 45 mil amostras analisadas desde 2001 .
Até o momento, não há informações específicas sobre a inclusão de Parnaíba nas coletas deste ciclo. No entanto, considerando que as coletas são realizadas em diversos municípios do estado, é possível que Parnaíba seja contemplada em alguma etapa do programa. Para obter informações mais precisas, recomenda-se entrar em contato com a Vigilância Sanitária local ou com a Divisa/Sesapi.